RSS

A culpa não é das estrelas.

"Mulher gosta de sofrer”. Será mesmo? Ouvi essa frase semana passada e - como sempre - fiquei pensativa. Não posso negar que um dia eu fui mais otimista - quanto a mim, aos meus amigos, meus relacionamentos, à minha família, à humanidade. O tempo foi passando, coisas foram acontecendo e eu passei a sempre esperar o pior (torcendo internamente pra que ele não aconteça) das pessoas. E eis minha reflexão sobre relacionamentos modernos - perdoem quaisquer generalizações, mas falo limitada às coisas que já vivi e presenciei.



#1 - “Mas eu sou uma boa pessoa…"

Cada um de nós é o protagonista da própria história. E somos os mocinhos. Ninguém é o vilão da vida “novelizada” que impomos a nós mesmos. E mulher, bicho estranho, faz da vida uma trama digna de novela mexicana. Temos essa mania estranha de achar que homem precisa ser “resgatado”. Precisa de carinho, cuidado e alguém que dê atenção. E dispensa o cara que quer dar isso pra gente, porque “ele é fofo, mas a gente é só amigo”. E fica ouvindo músicas tristes, vivendo numa “prisão sem grades”, sofrendo "por quem não merece". Mas com o tempo você percebe que ninguém precisa ser resgatado além de você - de si mesma. Mas esse tipo de tristeza vicia, e talvez por isso as canções de mais sucesso sejam as de dor.

#2 - Vai te catar com teu discurso de “AME A SI PRÓPRIO"

Afirmam e reafirmam por aí que, pra amar o outro, você primeiro tem que se amar. Não discordo da afirmação. Mas o fato de sofrer por amor não significa que você é fraco, “besta” ou que não se ama o suficiente. Amar a si não impede ninguém de amar outra pessoa e sofrer por ela quando as circunstâncias a levam a tal. Então não vai com conversinha de “ele não merece nenhuma lágrima sua” - lágrimas de dor aliviam e ajudam no processo de cura. Você não chora pelo outro, você chora por si e ponto final.

#3 - Homem não presta. E mulher também não.

Até as melhores pessoas são capazes de mentir, enganar e trair. E não que elas façam “sem querer” - você sabe que eu e você já fizemos ou seríamos capazes de fazer coisas que magoariam profundamente outras pessoas pelo simples prazer da auto-afirmação. Se homem trai, ele não trai sozinho. Se mulher trai, ela não trai sozinha. Sempre - SEMPRE - vai existir oportunidade pra se fazer o que não presta mas nos faz sentir bem por um momento - falo de álcool, cigarro, drogas, adultério, traição ou seja lá o que for. A mente humana é tão medíocre que acha que o prazer momentâneo “vale a pena”. Será que vale?
Abro uma brecha pra uma citação que li no facebook dia desses: “Não sei quem é pior: a corna que sabe e não faz nada, ou a outra que acha que o cara vai fazer dela a oficial. *risos*”. A que ponto chegamos, não é? Acho que nem preciso comentar o tanto de gente que já conheci em todas essas situações. E o pior de todos, perdoem a generalização, é um homem que escraviza física e emocionalmente duas pessoas que se sujeitam e se humilham a uma situação constrangedora em nome do “amor”.

#4 - Ninguém é obrigado a amar ninguém

Se você beija, cuida, dá carinho, atenção, se sacrifica e dá sua vida por alguém, o mínimo que ela tem a fazer é te amar de volta, certo? ERRADO. O amor de verdade tem que ser altruísta e ponto final. ENTRETANTO, isso não é desculpa pra desprezar quem te trata bem. E a escravidão acabou - ninguém é obrigado a tratar com mil carinhos uma pessoa que não retribui nem com respeito. Você não pode cobrar amor e atenção de ninguém - se a pessoa te ama, vem naturalmente. Se você não recebe nada em troca, não cobre e nem culpe a outra pessoa - dê todas as chances possíveis, mas se o menosprezo persistir, se retire, se respeite e vá viver sua vida em busca de alguém que te respeite também.
E você não é cruel em dispensar alguém porque não o consegue amar de volta. Crueldade é deixar que alguém se apaixone por você sem ter a intenção de se apaixonar de volta. É melhor dar um fora, do que viver infeliz, fazer alguém infeliz ou viver uma vida de mentira.

#5 - Ele vai te trair.

Não adianta fazer perfil de casalzinho no face, ter as senhas do facebook, fiscalizar todos os aplicativos, analisar toda e qualquer mensagem ou contato com mulheres que não sejam você. Se ele quiser te trair, ele vai te trair. Com quem você menos esperar. Agir como uma psicopata louca que desconfia de tudo só vai fazer ele querer trair mais. E ponto final.
E não é porque ele não te ama. Não é porque “a outra” é melhor que você em nenhum aspecto. É porque a genética, o instinto, a natureza pecaminosa (ou seja lá o que sua ideologia suporte como explicação) sempre vai levar o cara a querer novidade. Seja ela melhor ou pior do que o que o cara já tem. E longe de mim falar que mulher não trai também.

#6 - A culpa NÃO é das estrelas. É nossa mesmo.

“CARPE DIEM, VAMOS APROVEITAR, A GENTE SÓ VIVE UMA VEZ”… Tantos clichês que levam as pessoas a desconsiderar quem escolhe uma vida regrada a “moral e bons costumes”, e passam a crer que viver é beijar na boca e fazer até mais com quem não dá a mínima pra você - ou pior, pra quem você não dá a minima. No que isso nos completa? No que “pegar uma mina gostosa” ou “um cara delicioso” te faz melhor como pessoa, ou te traz felicidade permanente? É isso que te faz sentir mais bonito, amado? Me parece um típico pensamento adolescente que permanece na vida adulta - fantasiar sobre a primeira paixão, e quando a temos, fantasiar sobre o primeiro beijo; quando o temos, vamos querendo mais e mais… Mas daí acabam as novidades e tudo que é vazio e sem valor, perde a graça. E a gente volta pra solidão, pro medo de ficar sozinho, pro anseio pela auto-afirmação. Diversão vale a pena, SIM. Perder tempo é bom as vezes, porque ninguém é de ferro. Que fique claro aqui que não defendo “8 ou 80”. E até hoje me pergunto o que vale a pena e o que não vale. Só o tempo dirá.

#7 - A gente poderia ser diferente. Mas dá trabalho demais.

Se coloque no lugar do outro. Seja você homem ou mulher. Pai de família ou solteiro na balada. Ateu ou Cristão. Gay ou hetero.
Respeite as outras pessoas - inclusive as que você não conhece. Você até pode se considerar uma boa pessoa, mas cá entre nós, todos podemos ser melhores do que somos.

Não tô pagando de santa. Falar tudo isso não significa que durante minha vida toda eu tenho agido de acordo. Mas os anos vão passando e, apesar de as vezes agir contra, minhas convicções vão se firmando cada vez mais. As vezes acho que sou carente demais. As vezes acho que eu sou negativa demais. Mas de uma coisa eu sei: nem eu, nem NINGUEM, pode julgar o outro. Só Deus sabe o que nos leva a fazer o que nós fazemos. Mas todos nós podemos buscar uma evolução pessoal. Melhores humanos. Melhores namorados ou namoradas. Melhores amigos ou amigas. Melhores filhos de Deus. Porque somos todos iguais e todos - TODOS - pecaram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Very Good!

Sem esquecer que a unica coisa que podemos realmente controlar somos nos mesmos, em especial nossos pensamentos! (:

Beijo,
Bedinha

PS: Desconsidere a falta de pontuacao do computador da UQ haha

Anônimo disse...

Olá, Princesa,

Primeiro não posso deixar de expor minha enorme saudade e vontade de que volte logo ao Brasil pra eu te dar um abraço de urso beeeeeeeeeeeem apertado!! :)

Gosto da sua transparência ao escrever. Quando a gente senta pra colocar no 'papel' o que está na nossa cabeça, muita coisa vai se arrumando. Não é à toa que cultivo um blog desde 2001... Oo

Bem, no seu texto eu só queria te incentivar à pensar duas coisas importantes:

1. Amar é diferente de gostar. Não somos obrigados a gostar de todas as pessoas, até porque, há personalidades que se repelem, rsrs! Mas Jesus ordenou que amemos todas as pessoas. Amar não é sentimento, é mandamento. E João ainda diz que não devemos amar com palavras, mas de fato e de verdade. É fácil amar o parente, amar o amigo, até o desconhecido. Difícil é quando temos de amar o nosso inimigo. Mas esse é o amor sublime, pois foi quando éramos seus inimigos que Jesus nos amou e deu a Sua vida por nós.

2. Buscar evolução pessoal parece uma expressão mto evolucionista, A La Darwin, rsrsrsrs! Que tal se buscarmos SANTIDADE. Digo isto porque a Palavra de Deus diz que sem santidade, é impossível ver a Deus. Quanto mais nos aproximamos da Sua Palavra e quanto mais buscamos viver do modo que Ele requer de nós, mais santos nos tornamos, mais parecidos com Cristo nos tornamos... mais, mais de Cristo.

Aqui ou na Austrália, de Norte a Sul, de Leste à Oeste... os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Provérbios 15.3). O padrão é Cristo, prossigamos em imitá-Lo.

Beijo, princesa. Amo muito você!! Se cuida!!